Mais um domingo com muito futebol para seguir. Os canais televisivos, Sport Tv, Eleven Sports e Canal 11 oferecem dezenas de encontros ao longo de todo o dia, mas online também existem diversos desafios que podem ser seguidos.
A FPF parece compreender a importância, relevância e verdadeiro interesse existente no país pelo Campeonato de Portugal e na 2.ª jornada seis partidas fazem parte do menu do Canal 11.
Quem acompanha os escalões secundários portugueses e se informa sobre algumas das origens africanas certamente já ouviu falar do Remo Stars da Nigéria, hoje a defrontar o Imperial, para ver via @mycujoo.tv
Ter um choque diferencial serve para relacionar de forma mais concreta a assertiva os vários estágios de desenvolvimento do futebol em diferentes pontos do globo. O campeonato do Laos ajuda a compreender essas distâncias.
De regresso a Portugal para os nacionais jovens, um duelo beirão na Série B juvenil entre Seia e Tondela https://mycujoo.tv/video/seia-fc?id=73903
e um Boavista x Régua, encontros para explorar e provar a existência de talentos fora de Alcochete, Olival e Seixal, ao contrário do que se apregoa mediaticamente. https://mycujoo.tv/video/boavista-tv?id=73398
No Sporttotal.tv pode assistir-se aos escalões profundos germânicos, agora também a fornecer conteúdos de outras modalidades. Desde as várias Regionalliga até às Verbandsliga, é uma questão de escolher.
Deixamos aqui a visita a formação secundária do Nuremberga aos 'turcos' do SV Turkgucu-Ataspor Munique https://sporttotal.tv/maAPOJ3K
Este ano a A Lyga lituana pode ver-se através do Delfi Sportas e aqui joga-se, hoje, o Palanga x Atlantas
Também na Macedónia se podem seguir as ligas, usando-se a OTT criada pela federação balcânica.
O segundo escalão dos EUA, a USL, também tem canal oficial no YouTube e nas madrugadas de sexta para sábado, sábado para domingo e durante a semana são dezenas de partidas para ver, observar e analisar. https://www.youtube.com/user/USLPRO
O futebol leste-europeu sempre foi visto com desdém pelo Ocidente, um pouco como tudo o que sucedia ou vinha da 'Cortina de Ferro', mas também ali o fenómeno desportivo do povo cresceu, alicerçou-se, ofereceu equipas maravilhosas e também teve grandes génios da táctica, bem antes do fantástico Lobanovski, algo que esperamos poder partilhar no futuro em livro, que está escrito e a aguardar editora(s) interessada(s) na sua publicação.
Na Rússia o futebol profundo faz-se por entre cidades e a tundra, do Pacífico ao Báltico, do deserto ao árctico e das montanhas e estepes caucasianas até à ilha da Sacalina. É difícil imaginar um clube percorrer mais quilómetros para disputar um encontro do que uma equipa portuguesa, inglesa, holandesa, belga, dinamarquesa, suíça, grega, etc, faz numa temporada inteira!
Os contrastes são claros. A Rússia dificilmente se pode descrever com unicidade, tamanhas são as suas diferenças, afinal é um 'Estado-continente', quase com o dobro do tamanho do segundo maior país do mundo - Canadá.
Imagine-se então como é a Taça da Rússia, cuja edição 19/20 já se encontra na 4.ª ronda!
Hoje é dia e aproveitamos para deixar aqui alguns dos encontros que podem ser seguidos em directo, um deles, o primeiro, já quase em término ou findado quando terminarmos esta publicação, mas com o vídeo disponível.
FK Chita x Luch Vladivostok
Chita é uma das cidades por onde passa o soberbo Trans-siberiano, localizada relativamente perto das fronteiras com o leste da Mongólia e a China, hoje a receber o 'Pacífico' Luch, os 'Tigres do Pacífico', de Vladivostok, a longínqua cidade, com vista para o Oceano Pacífico, perto das fronteiras chinesa e norte-coreana, e um dos nossos 'clubes-fetiche'.
O médio defensivo Anton Krotov (#23), 21 anos, é dos nomes a olhar mais atentamente no Luch, assim como Said Aliev (#11), dianteiro de 20 anos resgatado ao Anzhi Makhachkala. O russo-georgiano Kvekverskeri (#7) é outro nome a fixar.
Shadrintsev (#3), lateral esquerdo, Markov (#7), são dois a ver mais atentamente no Chita.
Alania Vladikavkaz x Rotor Volgograd
700 km é curto para o contexto russo e é o que separa sensivelmente Volgogrado, a cidade sobre o Volga, como o próprio nome indica, palco de uma das mais sangrentas batalhas da IIGM, e Vladikavkaz, já em pleno Cáucaso.
Este é um duelo histórico, dois emblemas com passado soviético e também já com presenças e boas prestações na liga russa pós-separação e dissolução da URSS.
Soldatenko (#1), cedido pelo Sochi, procurará provar a razão de ser um guardião visto com potencial para chegar longe. Os ex-juniores Kochiev (#15) e Kobesov (#88), o criativo Magomedov (#12), que chegou do Chaika, ou Mashukov (#14), goleador adquirido ao Nalchik são nomes a reter nos de Vladikavkaz.
Nenakhov (#24), central, 20 anos, reforço oriundo da segunda equipa do Dínamo Moscovo, é um dos jovens de alto potencial no Rotor. Mullin (#72) e o russo-tajique Sultonov (#22) são dois nomes no ataque dos de Volgogrado para apreciar.
Ararat Moscovo x FK Nizhny Novgorod
Os duelos ainda são 'regionais' e o FK Nizhny Novgorod viaja 400 km até à capital para defrontar o Ararat Moscovo.
Nos 'Leões de Moscovo' o central Feofilaktov (#28), contratado ao Saturn, tem sido das boas surpresas na equipa, especialmente no capítulo ofensivo. Morgunov (#17), criativo que chegou do Khimki, é outro nome de valor, tal como Zabrodin (#21), que estava na segunda formação do Rostov. Irakli Logua (#7) é daqueles nomes que prometia imenso e parecia caminhar para o estrelato, mas anda a brilhar pelo Ararat, já leva oito golos na temporada!
A equipa visitante é bem experiente, mas nota para Palienko (#10) que não enverga a mítica por acaso. Formado no Lada, foi 'pescado' pelo Zenit, onde chegou aos sub21, mas não teve oportunidades na equipa principal, tem 24 anos e qualidade para dar o salto rumo ao máximo escalão russo.
Chernomorets Novorossiysk x Torpedo Armavir
Nas margens do Mar Negro está o grande porto de Novorossiysk, hoje a receber a formação do Torpedo Armavir.
As cidades de Armavir e Novorossiyk distam cerca de 350 km, este-oeste, com Krasnodar pelo meio de ambas. Nota que o modelo russo coloca a equipa de escalão superior a deslocar-se à do inferior, forma mais justa e equilibrada de actuar.
Ponikarov (#24), lateral direito ex-Torpedo Moscovo, Shabichev (#14), ex-Rotor 2, Patsev (#6), ex-Arsenal Tula 2 - um talento que parece querer explodir, Zikrula Magomedov (#21), ex-Anzhi, Klochkov (#13), Chabanov (#7) e, claro, o goleador Dibirgadzhiev (#26) podem causar surpresa aos de Armavir, há muito talento nas margens do belo Mar Negro.
Kalmykov (#9), outro ex-Anzhi, soma sete golos em nove encontros oficiais, sendo naturalmente o nome a ter em maior atenção do lado visitante, mas atenção a Rzaev (#77), cedido pelo FK Krasnodar.
Shinnik Yaroslavl x Tekstilshchik Ivanovo
Duelo de segunda entre cidades separadas por pouco mais de 100 km.
O Shinnik com alguma história pós-independência, os de Ivanovo mais reconhecidos pré-dissolução soviética.
Shcherbakov (#2), Kozhemyakin (#8), Oleynikov (#10), Pukhov (#11), Aleynikov (#27) são os jovens de maior potencial nos da casa, onde Nizamutdinov, aos 38 anos, continua a mostrar a alma goleadora.
Fomin (#17), Mukhametzyanov (#18) e os avançados Radchenko (#12) e Yurchenko #25) são os nomes a reter nos de Ivanovo.
Khimki x Avangard Kursk
Outro encontro do segundo escalão nesta fase, este com emblemas em cidades que distam perto de 500 km uma da outra.
Filin (#25), Troshechkin (#23), muito talentoso, já deveria ter-se afirmado na RPL, Mendel (#18), Aliev (#10), Kamenshchikov (#97) são alguns dos talentos no Khimki a olhar mais atentamente.
Nikitin (#97), Kovalev (#14), Fedchuk (#10) são interessantes no Avangard Kursk.
Como já vem sendo habitual há algum tempo, continuamos a partilhar múltiplos directos de futebol, dos quatro cantos do mundo, para quem gosta de se aprofundar no conhecimento futebolístico e melhor compreender as reais diferenças existentes, analisar jogadores, treinadores, campeonatos, para ter uma percepção e domínio mais abrangentes sobre como se desenrola e evolui o 'Belo Jogo' em distintas paragens.
Hoje, em fim-de-semana de abertura do Campeonato de Portugal, é foco o terceiro escalão português e as partidas que terão transmissão MyCujoo, com os links para cada desafio.
No Algarve abre-se com derby regional, Olhanense x Armacenenses, que pode ser seguido aqui: Olhanense x Armacenenses
Outro derby, este concelhio, marca a estreia nacional do Sintra Football e pode ver-se aqui: 1º Dezembro x Sintra Football
O histórico Oriental recebe o Mineiro Aljustrelense, também com transmissão MyCujoo: Oriental x Aljustrelense
Para os que ainda não sabem, a Sport Tv tem finalmente um stream livre disponibilizado, onde podem ser acompanhados os encontros da Liga Pro que não têm emissão televisiva.
Hoje há:
Cova da Piedade x Feirense e Leixões x Nacional, a partir das 16h00 ambos. Às 18h00 começa o Vilafranquense x Benfica B Matchplayer Sport Tv
Deixando Portugal para viajar virtualmente pelo mundo, ficam alguns outros encontros que podem ser acompanhados.
No Usbequistão há um Bunyodkor x Metalurg.
e também o Andijon x Navbahor
No vizinho Cazaquistão:
Zhetysu x Aktobe
Shakhter Karagandy x Kaisar Kyzylorda
No terceiro escalão austríaco
Leobendorf x Viktoria
A partir das 19h00 há duelo 'B' entre os mais jovens de Rapid Viena e de Admira Wacker
Na A Lyga lituana, Atlantas x Panevezys
A liga macedónia pode ser acompanhada totalmente no OTT criado pela federação. TV FF Macedónia
Na Divizia Nationala moldava há dois encontros, Petrocub x Sfintul
e o jogo grande entre Sheriff e Milsami
Na Rússia joga-se um dos dois derbies de Moscovo da jornada, Dínamo x Lokomotiv
Bem perto, aqui ao lado, são cinco desafios da Liga Smartbank
Dois encontros às 17h00, um às 17h30, outro par a partir das 19h00.
Deportivo x Oviedo
Numancia x Alcorcón
Girona x Sporting Gijón
Cádiz x Ponferradina
Las Palmas x Huesca
Os melhores jovens eslovenos podem ser vistos desde já. Maribor x Koper em sub17
seguido do desafio entre ambos os emblemas, contudo em sub19
Vamos procurar deixar aqui alguns dos encontros que decorrerão hoje e poderão ser acompanhados nos canais oficiais através do YouTube.
Na liga russa joga-se o Ural x Krylia Sovetov
A partir das 17h00 joga-se o Zenit x Akhmat Grozny
No campeonato de reservas, a 'Liga Revelação' russa dois derbies moscovitas, recordando-se que esta prova acompanha o calendário da RPL, ou seja, os jogos da 6.ª jornada da RPL são os encontros da 6.ª ronda do campeonato de sub21.
Dínamo Moscovo x Lokomotiv Moscovo
Spartak Moscovo x CSKA Moscovo
Ainda há um Rubin Kazan x Arsenal Tula
No hangar de Omsk o Irtysh local acolhe o Chita, partida do terceiro escalão russo
.
No Cazaquistão disputa-se a ronda 23
Okzhetpes x Ordabasy
Irtysh Pavlodar de Carlos Fonseca x Tobol
Taraz x Kayrat
Na Geórgia há:
FC Rustavi x Sioni Bolnisi
Dínamo Batumi x Chikhura
Na A Lyga da Lituânia Atlantas x Panevezys
Na Divizia Nationala moldava
16h00 - Speranta x Codru
A partir das 18h00 - Zimbru Chisinau x Dínamo-Auto Tiraspol
Na Arménia, Alashkert x Urartu
No segundo escalão o Pyunik 2 enfrenta o West Armenia
Do outro lado do Oceano, partida de juniores entre Boca Juniors e San Lorenzo
Em plena estepe-deserto asiático mais uma ronda da superliga uzbeque.
AGMK x Pakhtakor
Tiago Silva foi o autor do único tento do Nottingham Forest, apurando a equipa diante de Fleetwood Town. Tobias Figueiredo e Yuri Ribeiro foram titulares, a par de Tiago Silva.
Leonardo Lopes cresce no protagonismo em Hull e esteve em evidência no triunfo claro, 0-3, em visita ao Tranmere Rovers.
Um dos jogos mais emotivos ocorreu em Ewood Park. O Oldham, apesar de relegado para a League Two, deu bem que fazer ao Blackburn Rovers, marcou logo aos 14 minutos e apenas viu o empate suceder já dentro da meia hora final, adiantou-se novamente e é eliminado nos descontos. A figura foi Bradley Dack, entrou, marcou o 1-1 e assistiu o 2-2 e o 3-2, golos da autoria do consagrado Downing e de Rothwell.
Sensação igualmente no The Valley onde o Charlton não foi além de um nulo na recepção ao Forest Green Rovers e a equipa 'ecológica' a prevalecer nas grandes penalidades, apesar das duas divisões que as separam.
Puscas já pontua para José Gomes, apontando o golo que valeu ao Reading o adiamento da eliminação diante do Wycombe Wanderers. Os 'Royals' apuraram-se nas grandes penalidades. Pelé foi titular.
Filipe Morais abriu a contagem na vitória, 2-3, do Crawley Town em visita ao Walsall. Panutche Camará alinhou o tempo todo nos visitantes.
Wilson Carvalho entrou já nos descontos na derrota do Accrington Stanley diante do poderoso Sunderland.
Outra das surpresas da ronda inaugural foi a vitória do Lincoln na deslocação ao Huddersfield Town, uma equipa promovida à League One diante a um ex-Premier League. Bruno Andrade esteve o jogo todo no Lincoln.
Hélder Costa foi titular nos 0-3 do Leeds United em visita ao Salford City.
O apuramento para o play-off de qualificação rumo à fase de grupos da Liga dos Campeões e o incremento no encaixe financeiro trouxe várias surpresas e algumas recuperações.
Qarabag 1-2 APOEL Nicósia
Na milionária Baku, o APOEL Nicósia partiu com desvantagem de 1-2. O campeão Qarabag sentia-se confortável, porém uma grande penalidade pouco depois da meia-hora aumentou os índices dos cipriotas e aos 68 minutos a eliminatória estava virada, golo da autoria de Uros Matic, que passou incógnito em Portugal, apenas como irmão de Nemanja Matic.
O antigo internacional alemão Thomas Doll consegue, de forma suada, apurar o APOEL para o play-off onde disputará o acesso às dezenas de milhões de euros com o Ajax, tendo a certeza de Liga Europa caso não o consiga.
Na baliza do Qarabag esteve Vagner, antigo guarda-redes de Estoril-Praia e de Boavista, o ex-Estoril-Praia e Sporting Braga Ailton foi o lateral esquerdo, o internacional búlgaro que passou pelo Sporting CP, sem oportunidades, Simeon Slavchev esteve no miolo, enquanto o azeri-brasileiro Richard Almeida, antigo do Gil Vicente, continua a ser uma das principais peças ofensivas dos azeris.
O esloveno Vid Belec, que passou por Olhanense, guarda as redes do APOEL, onde também pontificam Lucas Souza, suplente utilizado, que em Portugal jogou no Olhanense, Moreirense e Tondela. O jovem André Vidigal não saiu do banco. Al Tamari é jordano, avançado e um futebolista que já identificámos como sendo a observar atentamente.
Eliminado da Liga dos Campeões, o Qarabag jogará com o campeão norte-irlandês Linfield por uma vaga na fase de grupos da Liga Europa. Recorde-se que a UEFA decidiu realizar uma 'via campeões' na Liga Europa, ou seja, até aqui eliminam campeões enquanto outros emblemas seguem directos para a fase de grupos.
Rosenborg 3-1 Maribor
No passado, dealbar do século XXI, não existiriam dúvidas sobre o favoritismo norueguês. Afinal, o Rosenborg foi cliente habitual da Liga dos Campeões quando mais campeões tinham acesso à fase de grupos. Contudo, o futebol nórdico tem sido ultrapassado e antes do encontro na Eslovénia o grosso dos especialistas apostava nos eslovenos para avançarem. Horneland, uma das novas caras dos bancos noruegueses, tinha outra ideia e a verdade é que o Rosenborg bate claramente o oponente, repetindo o resultado em ambas as mãos.
O nigeriano Akintola foi uma das figuras do Rosenborg. O nigeriano é mais uma pérola oriunda do protocolo Midtjylland e Ebedei e está cedido pela equipa dinamarquesa aos noruegueses, ontem a assistir dois golos do clube. Andreas Konradsen imitou Soderlund na 1.ª mão e bisou, ele que regressou à Noruega em 2015 após a experiência no Rennes. Soderlund somou mais uma conclusão. O avançado também voltou a casa oriundo da Ligue 1, mas a experiência deste é mais ampla, já alinhou na Bulgária, em Itália e na Bélgica.
Depois de Maribor, segue-se o vizinho deste, Dínamo Zagreb, no play-off. Para o Maribor será Ludogorets ou The New Saints, campeão búlgaro ou galês, respectivamente, o oponente por uma vaga na fase de grupos (normalmente, observando os encontros em liça, eslovenos e búlgaros conseguiriam estar na fase de grupos não fosse este condicionamento da UEFA aos campeões nacionais).
Ferencvaros 0-4 Dínamo Zagreb
Depois do surpreendente empate caseiro a um, o Dínamo Zagreb deslocou-se à vizinha Hungria para atropelar o FTC por 0-4. Rebrov e Bjelica encontraram-se novamente, desta feita nos bancos, depois de vários encontros enquanto internacionais dos seus países e nos clubes que representaram.
Dani Olmo continua a encantar como maestro ofensivo dos croatas, bem secundado por Nikola Moro, a ganhar projecção ainda que mal se dê por ele em campo.
Para o Ferencvaros segue-se a segunda oportunidade, desta feita para integrar a fase de grupos da Liga Europa, tendo pela frente no play-off o ganhador do embate entre campeão israelita, Maccabi Telavive, e lituano, Suduva.
Dínamo Kiev 3-3 Club Brugge
Mignolet já na baliza, os belgas resistiram ao poderio do histórico ucraniano, sofreram cedo o 1-0, que igualava a eliminatória, recompuseram-se, empataram, sofreram o 2-1 novamente aos cinco minutos, mas da segunda metade, igualaram aos 88 minutos, levaram com o 3-2 nos descontos e fazem o 3-3 antes do apito final, no mais estridente e animado encontro desta 3.ª preliminar uefeira.
Lois Openda ganha protagonismo nos 'Zwaart-Blauw', entrou aos 83 minutos para assistir Vormer no 2-2 e fazer ele próprio o 3-3. O menino belga com raízes marroquino-congolesas, 19 anos, promete dar que falar muito no futuro.
A equipa belga terá pela frente os austríacos do LASK no play-off, partindo como favorita apesar das surpresas que os de Linz têm causado.
LASK 3-1 Basileia
Enorme desilusão de Marcel Koller, que terá porventura menosprezado a capacidade do LASK de Ismael. Os suíços seguem pouco convincentes e foram manietados por uma equipa ambiciosa, sem nomes de relevância, salvo o veterano Pogatetz, mas com muito vontade em provarem qualidade.
No Basileia a busca de retoma da dominância interna, perdida nos dois últimos anos para o Young Boys, tropeça nesta queda europeia, ainda que a Liga Europa seja um bom palco para recuperar confiança.
FC Copenhaga 1-1 Estrela Vermelha
Subiu ao mais alto patamar o sérvio-canadiano Milan Borjan, guarda-redes do Estrela Vermelha, a defender três grandes penalidades e a apontar uma das que apurou a formação balcânica onde está Tomané, caindo para a Liga Europa a equipa capitaneada por Zeca.
Jander, que alinhou em Olhanense, Gil Vicente, Aves e Moreirense, entrou no Estrela Vermelha e foi um dos que concretizou dos 11 metros.
O Estrela Vermelha defrontará o Young Boys por uma posição na fase de grupos da Liga dos Campeões. O FC Copenhaga terá pela frente o vencedor do embate entre campeão finlandês e campeão letão pela vaga na fase de grupos da Liga Europa.
Ajax 3-2 PAOK
Abel Ferreira sorriu quando Biseswar abriu o marcador na Arena Amsterdão, mas uma grande penalidade em cima do descanso deu igualdade aos 'Lanceiros', isto já depois de Tadic ter desperdiçado outra batida dos 11 metros à passagem da meia hora. Um terceiro penalti dá a reviravolta no marcador e o melhor que os de Salónica conseguem é minimizar, já nos descontos, faltou um golo para o apuramento helénico. Os semi-finalistas de 18/19 avançam para o play-off onde enfrentarão o APOEL. O PAOK terá pela frente o campeão eslovaco ou o campeão irlandês para a vaga na fase de grupos da Liga Europa.
Dusan Tadic continua a brilhar no Ajax, pauta toda a manobra ofensiva dos holandeses. Paschalakis ainda parou a primeira grande penalidade, mas não conseguiu fazer o mesmo nas seguintes. Abel deixou no banco Stoch, Swiderski, optando por dar a titularidade a Akpom e Pelkas na frente.
Olympiacos 2-0 Basaksehir
Se Abel caiu para a Liga Europa, Pedro Martins avança para o play-off. Rúben Semedo soma mais um golo pela equipa grega e José Sá volta a sobressair nas redes. Carlos Ponck e Miguel Vieira foram os centrais na formação de Istambul. Podence também alinhou a titular na equipa da capital grega.
Antigo gilista, Júnior Caiçara foi titular na lateral direita do IBSK.
O adversário do Olympiacos será o FC Krasnodar. O Basaksehir está na fase de grupos da Liga Europa.
FC Porto 2-3 FC Krasnodar
A equipa russa tinha estado muito tímida, sem qualquer vigor ofensivo, na 1.ª mão, desiludindo todos os que conheciam o emblema, algo bem diferente no Dragão, onde o jovem Suleymanov destruiu uma ideia defensiva portista completamente desajustada e aparentemente não preparada.
Saravia volta a falhar a toda a linha, sem capacidade de posicionamento, cobertura e entrosamento defensivo e a subir bastante, mas sem criar desequilíbrios. Luis Díaz teve espaços individuais de qualidade ofensiva, mas desequilibrou toda a equipa por inaptidão defensiva e igualmente foram demasiadas as situações em que se precipitou para a zona onde iria cair a bola, onde já estavam companheiros, desguarnecendo por completo o flanco e fechando linhas de passe. O jovem colombiano tem potencial técnico individual, mas as competências técnico-tácticas são imensamente frágeis, de camadas jovens ainda.
A equipa russa foi letal, eficaz, transições ou contras simples, rápidos e de concretização eficiente. Foi mesmo Marchesín a evitar o 0-4, numa bola perdida por Nakajima. O japonês procurou dar-se ao colectivo, faltou-lhe visão lateral num par de situações onde, como Costinha referiu no comentário directo, Marega se conseguiria isolar, mas acabou por ser dos futebolistas que mais ofereceu ao desafio, vendo-se por vezes atropelado pela ânsia de protagonismo no meio de outros elementos do FC Porto.
É uma entrada em falso na temporada por parte dos 'Dragões', que agora têm a 'tranquilidade' da entrada na fase de grupos da Liga Europa, sem play-off, ao contrário de campeões de outros países, como acima notamos. O FC Krasnodar defronta o Olympiacos 'aportuguesado' por uma vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Celtic 3-4 CFR Cluj
O passeio interno, com goleadas logo a abrir, e o empate a um na Transilvânia, dava vantagem aos 'Bhoys' diante do campeão romeno, mas o jogo ditou outro desfecho e é o Cluj a avançar para o play-off onde medirá forças com o Slávia Praga.
Nos orientados de Petrescu foram titulares Camora, capitão, Paulo Vinícius, Luís Aurélio e Mário Rondón.
É de um lançamento lateral de Mário Camora que o Celtic Park gela, Deac aponta o 0-1. Forrest e Édouard viram a partida e a eliminatória, mas um penalti permite a Omrani igualar a dois e colocar os 'Ferroviários da Transilvânia' na dianteira da ronda. Christie dá nova vantagem ao Celtic, contudo o franco-argelino empata outra vez o jogo. O suplente Tucudean faz o 3-4 e rejubilam todos os visitantes, perante um estádio incrédulo.
O Celtic cai para o play-off 'campeão' da Liga Europa onde enfrentará o vencedor do embate entre campeão sueco e campeão moldavo.
A Ligue 1 Conforama arrancou este fim-de-semana e deixamos aqui as escolhas da liga, os melhores momentos,
as melhores defesas,
os melhores golos,
Note-se o slogan escolhido (ndr: era uma das nossas sugestões precisamente para a liga portuguesa e partilhámo-lo com responsáveis no passado), 'Ligue des Talents' (liga dos talentos).
A liga gaulesa começou aziaga para os treinadores portugueses, os três derrotados.
Leonardo Jardim viu o AS MONACO ser claramente batido pelo Olympique Lyonnais - OL, numa excelente estreia de Sylvinho. Fabregas deixou o Mónaco reduzido a 10 à meia hora e Thiago Mendes fez duas assistências nos visitantes, onde Lucas Tousart confirma o que dele esperávamos, é um verdadeiro patrão. Moussa Dembelé abriu o marcador, já dá pontos ao OL. Anthony LOPES segue titular depois da iminente saída, Gelson Martins e Rony Lopes foram titulares no Mónaco, que teve Foster e Panzo nas primeiras escolhas. Panzo é um central esquerdino, anglo-marfinense, contratado pelo Mónaco ao Chelsea há um ano, Lyle Foster é um dianteiro sul-africano adquirido ao Orlando Pirates em Janeiro.
André Villas Boas, coadjuvado por Ricardo Carvalho, iniciou a sua campanha no Marselha surpreendido em pleno Vélodrome pelo Stade Reims, onde o antigo sadino e portista Suk apontou o golo da tranquilidade. Um duelo sul-norte entre dois dos principais clubes, historicamente, de França. O Reims tem alguns talentos a olhar. Desde logo, Rajkovic na baliza, um central de 21 anos, Disasi, que parece apontar para outros voos, o lateral belga Foket, o júnior Mbuku e a estrela Boulaye Dia, que há um ano atrás estava no Jura Sud e caminha para o grande brilho em Reims, abertura com golo e assistência para o dianteiro de 22 anos.
Paulo Sousa foi derrotado na deslocação do Bordéus a Angers, 3-1.
O luso-francês Mathias Pereira-Lage foi uma das figuras do Angers, assiste o primeiro e marca o segundo.
Depois do final de liga medíocre em 18/19, este arranque não augura nada de positivo para o viseense.
Brest e Toulouse empataram a um, com o grego Koulouris a já marcar pelos visitantes. Diallo ganha protagonismo no miolo da casa, enquanto o Toulouse tem uma defesa bem jovem diante de Reynet, Bafodé Diakité tem somente 18 anos, Amian e Rogel têm 21. O experiente Vainqueur equilibra um meio-campo que tem outros dois jovens de potencial, Makengo e Sangaré. Casanova aposta em muitos miúdos cheios de ambição e fome de afirmação.
O ASSE é das equipas que mais curiosidade nos desperta e na visita ao Dijon venceu por 1-2, todos os golos na primeira parte com os 'verts' a chegarem aos 0-2 e o Dijon a reduzir de grande penalidade, convertida pelo cabo-verdiano Júlio Tavares. Um bom começo do Saint-Étienne.
Duas equipas com algumas ambições, Der Zakarian e Julien Stephan a apostarem num modelo com três centrais, prevaleceu o Rennes na visita ao Montpellier, com brilho maior a pertencer a Romain Salin, que inclusive defende uma grande penalidade. Nuno Mendes foi titular na defesa do MHSC, Damien da Silva na do Stade Rennais, é mesmo do central luso-francês o passe para o único tento da partida.
O franco-angolano Eduardo Camavinga, 16 anos, já pauta o jogo do Rennes. No Montpellier é Chotard, 17, a ganhar algum espaço no miolo!
Patrick Vieira segurou-se no Nice e o 'Gym' arranca com uma vitória bem sofrida na recepção ao Amiens, 2-1 com Dante a apontar o golo do triunfo sobre o fim dos descontos.
Já se sabia do potencial de Osimhen, mas o jovem nigeriano entre no LOSC em grande estilo, bis para a vitória sobre o Nantes, com Gourcuff ainda a 'ver', apresentando um par de dias antes como treinador 'canari'.
José Fonte alivia para o 1-0, respondendo Osimhen da melhor forma ao batimento na profundidade do central penafidelense. A dupla de Galtier no centro defensivo foi Fonte e Tiago Djaló! Weah alinhou atrás de Osimhen
Estrasburgo e Metz empataram a um na abertura. Thomasson continua a demonstrar classe nos alsacianos. Habib Diallo, assistido por Nguette, igualou no início da segunda metade.
A ronda fechou com o campeão a passear diante do Nimes. Não parece existir força que impeça o PSG de somar nova colecção de títulos internos em 19/20.
@Romain Salin, @Thomas Foket, @Marquinhos, @Dante, @Perraud, @Lucas Tousart, @Jeff Reine-Adelaide, @Mathias Pereira-Lage, @Victor Osimhen, @Oussama Dembelé e @Boulaye Dia foram as escolhas da redacção FF para o onze da 1.ª Jornada da @Ligue 1 Conforama.