quinta-feira, 7 de maio de 2015

Os talentos de amanhã já hoje - Europeu sub17 2015 - Grupo C


A Grécia faz a segunda participação numa fase final de sub17 após a estreia em 2010, a geração de Kapino, Diamantakos, Mavrias, Lykogiannis, Katidis, Fourlanos ou Stafylidis.

O histórico Aris Salónica tem o guardião Chrysostomos Iakovidis convocado. Com 1,84 m e 16 anos, o juvenil foi integrado esta temporada no plantel sénior, com o qual vai treinando.

O outro homem para a baliza é de outro histórico de Salónica, o PAOK, e chama-se Marios Siampanis, utilizado já nos sub20 do clube. O seu companheiro Asterios Dodontsakis, defesa de 1,95 m, também está nos 18 chamados.


O Olympiacos fornece cinco jovens à equipa nacional. Os defesas Dimitrios Nikolaou, Thomas Tsimpoukas e Panagiotis Retsos, o médio Stathis Lamprou e o avançado Konstantinos Kirtzialidis, todos eles a mediarem entre os sub17 e os sub20 e os quatro primeiros inscritos no plantel que participou na UEFA Youth League.


O Asteras cede o médio Nikolaos Karamitos.


Do Atromitos Atenas são três os convocados, o defesa Alexandros Katranis e o médio mais de contenção Spyros Natsos, ambos do plantel de sub20, Natsos entretanto integrado nos treinos da equipa sénior, e o avançado Limnios, parte do plantel sénior e já utilizado na liga helénica.



O defesa Stefanos Evangelou é o representante do Panionios, parte dos sub20 e integrado nos seniores no arranque de 2015.


De Xanthi está presente o atacante Retzino Kapteli. O Panathinaikos tem uma dupla na convocatória, os médios Giannis Bouzoukis e Theodoros Mingos.


Da Diáspora está Ioannis Tsingos, médio nascido em Bielefeld e que joga nos sub17 do Schalke 04, e também na Alemanha, mas mudado há menos de um ano, se encontra o criativo Vangelis Pavlidis, com seis golos e cinco assistências nos sub17 do Bochum, tendo já subido para os sub19 do clube.


A Escócia soma a terceira presença e chegou às meias-finais na época passada.

O Glasgow Rangers tem um trio nos convocados finais. Um deles é o médio centro Liam Burt, ainda juvenil de primeiro ano, os outros dois são os gémeos McCrorie, Ross - que actua na defesa, preferencialmente pela direita - e Robbie, o guarda-redes que ambos os emblemas de Manchester cobiçam.
http://www.heraldscotland.com/sport/football/super-mccrorie-bros-aiming-to-scale-twin-peaks-to-history.119195011

Do Kilmarnock está presente o avançado Lewis Morrison e o Aberdeen tem um trio, o também homem da frente Aaron Norris, o médio Frank Ross e o defesa esquerdo Daniel Harvie.


O Celtic cede um quinteto. O guarda-redes Ross Doohan, o central Daniel Higgins,o médio Mark Hill e a dupla da dianteira Jack Aitchison e Regan Hendrie.


Mark Finlayson é lateral direito e foi recrutado no início de 2015 à Academia Forth Valley para os sub20 do Falkirk. Ian Smith joga pelos sub20 do Hearts e já treina com a primeira equipa de Edimburgo, esquerdino preferencialmente de ala. O central Tom McIntyre está nos escalões formativos do Reading e Ali Coote é habitual nos sub20 do Dundee United e já se estreou na Premiership escocesa pelos 'Terrors'.


A Rússia vai para a terceira presença e nas duas anteriores... foi campeã, contudo sem a correspondente plena afirmação na primeira selecção. A equipa de 2006 tinha Prudnikov, Sapeta, Fomin como únicos a jogar na primeira, os restantes estão nos escalões secundários ou abandonaram mesmo o profissionalismo num excelente estudo de caso comparativo e demonstrativo de sucesso, em título, na formação mas insucesso, em competição, no futebol sénior. Em relação aos campeões de 2013, ainda com idade júnior, o futuro dirá se terão melhor fortuna que os de 2006.

Um trio do FC Krasnodar está entre os 18 eleitos, eles que se dividem entre os sub17, sub19, segunda e terceira equipas do clube. O guarda-redes Adamov, o central nascido na Geórgia Tataev e o ponta-de-lança Bragin.


Também o Spartak Moscovo vê três dos seus pupilos nomeados. O guardião Aleksandar Maksimenko, o médio Boris Tsygankov e Lomovitskiy, um canhoto habituado a bater bolas paradas e com queda para golos. Estranhamente, o letal Daniil Makeev não parece cativar a atenção de Galaktionov.


O Zenit tem um quinteto entre os seleccionados, os defesas Daniil Krugovoy e Andrey Kudryavtsev, o médio Konstantin Kotov, o ala Pletnev e o avançado esquerdino Egor Denisov.


Amir Gavrilov é defesa e representa o Rubin Kazan. Nikia Kaliugin é igualmente defesa e defende as cores do Dínamo Moscovo. Artem Selyukov é o artista da bola, o mágico que representa o Chertanovo Moscovo.


O Lokomotiv cede os restantes quatro ao plantel, entre eles o médio defensivo de raiz georgiana Georgi Makhatadze;


o parceiro de miolo, nascido na Ucrânia, Ivan Galanin;


ainda o avançado esquerdino Mikhail Lysov e Artem Galadzhan.



Campeões em 2004 - equipa de Benzema, Ben Arfa, Ménez, Nasri, Constant, Costil, Riou ou Josse -, os franceses são habituais clientes de fases finais, num trabalho formativo exemplar a quase todos os níveis, desde os centros de formação federativos à boa interacção clubes-federação e ao aproveitamento dos clubes da sua formação.

Um nome sobressai, naturalmente, a todos os outros. A herança Zidane está presente mas Luca é fã das redes e será um dos guardiões que procurará transportar os gauleses a novo título. Podia ter escolhido Espanha mas a sua opção é a nação paternal.


O outro guarda-redes joga no Toulouse e dá pelo nome de Numan Bostan, nasceu em Fontainebleau e está debaixo de olho da federação turca e... do Arsenal. No Toulouse evolui um menino que promete dar muito que falar. Oriundo de Perpignan, o avançado Pelican para talhado para o estrelato.


Um dos centrais tem um nome bem peculiar, Dayotchanculle Upamecano, e actua - ainda - no Valenciennes, cobiçado por todos os 'tubarões' ingleses e esteve para se mudar para Manchester em Janeiro último, entretanto igualmente seguido por PSG, Inter, Aston Villa...


Do Paris-SG está um quarteto presente. O lateral esquerdo nascido no Senegal Mamadou Doucouré, o também lateral Alec George, o ala Nanitamo Ikoné e o avançado da Guiana Francesa Odsonne Edouard, todos utilizados na UEFA Youth League.


O 'carrilero' pela direita Issa Samba do Auxerre, o defesa do Le Havre Bradley Danger, o médio do Guingamp Jordan Rambaud, Nicolas Janvier do Rennes, o possante Jean-Victor Makengo do Caen, Jean Ruiz do Sochaux, o ponta-de-lança Jeff Reine-Adelaide do Lens, o irreverente Bilal Boutobba de Marselha e o pensador e capitão Thimoté Cognat, que pauta o miolo do Olympique Lyon, completam a convocatória francesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário