sábado, 18 de setembro de 2021

Campeonato Sabseg 2021/22 nas Redes Sociais

 Como em tudo, a tradição e a novidade intersecionam-se e nas redes sociais isso também se assiste, com um grande peso de elementos ou, no caso, clubes com grande história, mas igualmente a força mediática dos emblemas jovens e com elevada presença no fator mais determinante do século XXI, as redes sociais.



No Campeonato Sabseg, principal divisão do distrital aveirense de futebol masculino, tal dicotomia se observa notoriamente, com os dois históricos despromovidos do Campeonato de Portugal, Beira-Mar e Recreio Águeda, a liderarem os valores nas redes sociais, porém o pódio a ser completado com o 'bebé' Florgrade, clube-empresa criado há um lustro, a passar do mini-football para a vertente de onze com todo o sucesso e a ascender rapidamente nas divisões aveirenses e nas redes sociais.





Tal como a maioria das associações distritais, a AF Aveiro subdividiu as suas categorias, procurando mitigar possíveis casos positivos ao Covid-19, assim criando uma divisão principal dividida em duas séries de 12 clubes.

Em relação à análise do final de 2020, início de 2021, o maior crescimento percentual entre os 24 clubes integrantes do Campeonato Sabseg foi do clube com menor presença, o Bustelo, que cresceu quase 50%, seguido de Paivense com perto de 20% e dos vareiros do Válega que subiram mais de 16%. No polo oposto está o Cucujães, que somente se incrementou nas redes sociais em menos de 3%.




Na rede social Facebook o que mais se incrementou na percentagem de seguidores foi o Bustelo, mais de 20%, seguido de Válega, mais de 17%, e de Fiães, superior a 16%. Cucujães, Cesarense, Avanca e Estarreja os que menos subiram, menos de 5%.



No número de seguidores lidera confortavelmente o Beira-Mar, seguido de Recreio de Águeda e de Cesarense.


O Paivense, com um crescimento percentual de 2/3, lidera a subida no Instagram, adiante de Carregosense, mais de 42%, e de Cesarense, perto de 30%. Válega, Pampilhosa e LAAC foram os que tiveram menor crescimento nesta rede social.

O Twitter continua a ser pouco procurado pelos clubes, apesar do rápido crescimento, apenas sete possuem perfil, com o Cucujães a crescer mais de 30% e o Vista Alegre quase 14%.



No YouTube também são poucos os que potenciam os canais e por aí canalizam um modelo comunicativo, com o crescimento maior do Florgrade e a sua Cork Tv, em quase 60%, o Vista Alegre perto de 16%, Esmoriz e Fermentelos mais de 9%.





A Ovarense cresceu mais de 13% nas redes sociais, ultrapassando os 10 mil seguidores globalmente, tendo presença no Facebook e Instagram, sem criar perfil Twitter e canal YouTube ainda.


Na Atlética de Avanca introduziram-se os números do Instagram, a acrescerem aos do Facebook, a aproximar-se, ainda sem ultrapassar, dos 10 mil seguidores.


Em Lamas, o União cresceu mais de 10%, ainda aquém dos 10 mil, sendo o que se segue na tabela Sabseg do distrital aveirense.


O Estarreja cresceu marginalmente no Facebook e a variação positiva de 20% no Instagram ainda é escassa para um crescimento superior do emblema nas redes sociais.


Com uma variação pouco superior a 5%, o Alba surge como um dos clubes com presença nas quatro redes analisadas, porém sem atividade em parte delas.


Com uma variação similar surge o Oliveira do Bairro, que 'desapareceu' do Instagram e apenas aparece presente no Facebook nesta mais recente análise.


Também com presença única, Facebook, segue-se o Paços de Brandão, que superou os 5 mil seguidores e cresceu mais de 8% face ao início deste ano.


Em São Vicente Pereira engrandeceu-se o clube nas redes sociais em mais de 13%, ultrapassando os 5 mil globais e estando nos quatro espaços virtuais analisados.


A fechar o quinteto da Feira está o Canedo, apenas presente no Facebook e a crescer mais de 7% nessa rede social.


O Pampilhosa cresceu perto de 10% e é o representante do concelho da Mealhada neste ranking particular.


A Liga dos Amigos de Aguada de Cima encerra o terceto aguedense e incrementou-se nas redes sociais face à transição de anos 2020-2021 em quase 10%.


O Carregosense cresceu sensivelmente no Instagram, todavia o peso ainda é reduzido no total, tendo subido globalmente perto de 15%. A Juventude de Carregosa faz parte do quarteto oriundo de Oliveira de Azeméis no Sabseg.


11 dos 19 concelhos que compõem o distrito aveirense têm emblemas concelhios no Campeonato Sabseg. Os oito ausentes incluem Espinho, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca, Sever do Vouga, Anadia, Murtosa e Vagos.


Sem os fornecedores de equipamentos dos 24, apenas reconhecidos 22, vence a multinacional norte-americana Nike, que veste seis, ou seja, 25% dos participantes, seguida da gaiense Caracal, a equipar cinco. A minhota FMB alinha pelos dois clubes do concelho de Estarreja, enquanto as também oriundas do Minho MKA e cdt dois e um clube respetivamente. Playoff e Rakso, igualmente de Vila Nova de Gaia, a valboense Crenku, a Belma, a japonesa Mizuno e a espanhola Kelme equipam um clube cada.


O campeonato já arrancou, resta saber quem fará mais furor nas redes sociais e crescerá até à próxima análise. Nos relvados, cada ronda é uma incógnita e uma possibilidade. São vários os talentos a acompanhar, apesar da crise, e a vontade de atingir os nacionais ou aí regressar é bastante elevada!

Sem comentários:

Enviar um comentário