sábado, 1 de fevereiro de 2020

Mercado de Transferências 19/20 - Janela Invernal

Para boa parte das ligas europeias de ano transitório, 19/20, fechou-se a janela de inverno para o mercado de transferências, ficando a liga portuguesa com duas das três maiores mudanças, Bruno Fernandes do Sporting CP para o Manchester United por 55 milhões de euros, a que poderão juntar-se mais alguns milhões futuros, e Francisco Trincão do Sporting Braga para o Barcelona, que apenas se efectivará no Verão, a valer um encaixe de quase 31 milhões de euros aos 'Gverreiros do Minho', fixando-se como a terceira mais cara desta janela.

Houve muitos movimentos de mercado, a maioria incidindo em empréstimos, um reboliço habitual que acaba por passar um pouco ao lado dos media portugueses tradicionais, excessivamente focados numa ínfima parte do negócio futebol, a exagerarem na repetição e cacofonia, retirando assim espaço a diferentes abordagens e a uma maior abrangência e diversidade informativa.

O site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga Portugal) continua pouco atraente e confuso na informação. As actualizações do mercado, das inscrições, são 'atulhadas' sem grande critério, sem o cuidado de as ajustar por clube e competição, nem sequer se observando uma nota final sobre todas as entradas e saídas da janela invernal, mas não se pense que é distinta, infelizmente são várias as ligas sem uma eficiência informativa, continuando a desprezar a importância desse aspecto.

Actualização de Mercado Liga Portugal

Apesar de se ter ouvido alguns especialistas lusos entenderem Abel Ruiz não como uma das grandes pérolas de La Masía, a verdade é que há muita expectativa em torno do reforço do Sporting Braga, que traz muitos golos no seu pecúlio jovem. Veremos como se adapta à realidade lusa e às ideias de Rúben Amorim.

Em Guimarães há um burquinabé a fazer história, Tapsoba, e outro que é novidade, Abou Ouattara, cedido pelo Lille.


Ao Vitória sadino chegam Mirko Antonucci e Tófol Montiel, o primeiro cedido pela AS Roma, o segundo, maiorquino, emprestado pelo Fiorentina, a par de uma das figuras do Campeonato de Portugal, o guardião Lucas Paes, que alinhava no Louletano.

O Belenenses SAD levou vários nomes de peso que estavam livres, Silvestre Varela, Marco Matias, Ricardo Ferreira e Rúben Lima são todos antigos internacionais jovens por Portugal, todos com experiências internacionais no currículo, claramente a serem reforços de peso. Também chega ao Estádio Nacional o jovem Nuno Pina, cedido pelo Chievo.


Ainda uma esperança do futebol português, apesar de já tardar a afirmação, Pedro Delgado é reforço do Aves.



O retorno de Hugo Vieira a casa é naturalmente destaque também desta janela invernal.

 

Como já antes aqui trouxemos, Nishimura e Mohanad Ali são, a par de Ricardo Vaz Té, nomes fortes para o Portimonense.

Nos Açores aterrou Diogo Salomão, que se uniu a Costinha e Sagna no Santa Clara.


No Marítimo José Gomes passa a dispor de Bruno Xadas, emprestado pelo Sporting Braga, juntando-se ao regressado Joel Tagueu e ao colombiano Diego Moreno.


Se a liga portuguesa segue o modelo noticioso da Premier League de forma pobre, com sequência de notícias ao 'minuto', mas nem tanto, e algumas linkagens de oficializações via redes sociais dos emblemas em liça, falta a essencial ligação para todas as transferências, bem claras, por clube, como a liga inglesa tem.

No Arsenal chegam por empréstimo o central espanhol Pablo Marí e o internacional luso Cedric Soares.

No Aston Villa Pepe Reina e Danny Drinkwater chegam por cedência, Samatta a bater recordes, Borja Bastón a custo zero e o adolescente Louie Barry está de volta a Inglaterra após uma curta passagem por La Masía.


Aaron Mooy e Tariq Lamptey reforçaram o Brighton, enquanto ao Burnley chegaram Ogunby e Josh Brownhill, Cenk Tosun e Scott Banks são novidades no Crystal Palace, Jarrad Branthwaite no Everton, Ryan Bennett no Leicester, Minamino e Hardy no Liverpool, Bruno Fernandes, Odion Ighalo e Nathan Bishop no Man. United.

No Newcastle há uma estrela da lusofonia, Valentino Lázaro, internacional austríaco de raízes angolanas, a par de Bentaleb e Danny Rose.

Duda, Rupp, Sitti e McCallum são novidades no Norwich.

O Sheffield United, sensação da época, foi dos mais activos no mercado invernal, reforçando-se com Jack Rodwell, Jack Robinson, Sander Berge, Panos Retsos e Richairo Zivkovic, uma mão cheia de talento para os 'Blades'.

Gedson Fernandes e Steven Bergwijn são os reforços de Mourinho no Tottenham, que não tem um avançado centro para colmatar a baixa de Harry Kane.

São muitos nomes, incluindo-se Daniel Podence, que reforça a esquadra lusa no Wolverhampton Wanderers.

Transferências invernais da Ligue 1

Em França a liga criou novos sites, a adicionar ao de base, além do site da liga - lfp.fr - foram desenvolvidos sites específicos para a Ligue 1 e para a Ligue 2, focados no mercado internacional, percebe-se que ainda não estão perfeitamente desenvolvidos, mas é de sublinhar a compreensão de necessidade de evoluir.


Na Alemanha o modelo é o mesmo, alinhamento alfabético dos clubes com as entradas e saídas associadas a cada um, de forma limpa e clara.


O mercado italiano no site oficial da liga tem o modelo 'inglês', com mostra da listagem por entrada nos serviços, porém com todos os clubes no topo e a ligação ao clicar em cada um que apresenta o trabalho de mercado específico de cada emblema.


A apresentação na liga espanhola é idêntica à portuguesa, apesar de muito mais gráfica e faustosa. Os filtros deveriam permitir, por exemplo, ajustar para se observar por clube, mas não funciona, o que retira toda a beleza estética - para quem gosta do estilo - apresentada.


Na Escócia a liga também tem um modelo informativo semelhante ao da liga portuguesa, com centro em Ianis Hagi, que reforça o Rangers por empréstimo. O jovem romeno, filho do 'Maradona dos Cárpatos', era expectável - por nós, pelo menos - que explodisse definitivamente na liga belga, mas tal não sucedeu, podendo oferecer aos 'Gers' de Gerrard a mais-valia para desafiarem o Celtic.

Existem canais oficiais de ligas que nem sequer passaram ainda a informação sobre a janela de mercado, como sucede na Bélgica ou na Holanda.

Na Jupiler Pro League belga voltou a se agitar bastante o mercado e a chegarem novidades excitantes. Ao Anderlecht chega o vaivém jamaicano Kemar Lawrence, mas o clube de Bruxelas também acolheu as estrelas Marko Pjaca, Joveljic e Vanden Borre, além de receber igualmente Michael Murillo.


No Genk já chamámos a atenção para as chegadas dos noruegueses Thorstvedt e Moller Daehli, chegando também o marfinense Kouassi.

Ao Club Brugge Krmencik, Amrabat e o adolescente senegalês Badji.

No Standard Liège, Eden Shamir e os adolescentes Sissako e Nekadio são as caras novas.

 


Verstraete, Matijas e Ava Dongo apresentam-se como novidades no Antuérpia. Niangbo, Marreh e Godeau no Gent, ou Luqman Hakim como novo reforço do Kortrijk.



Algumas das muitas movimentações que se passaram nesta janela, ainda não fechada para algumas ligas, particularmente as que ainda não retomaram o campeonato após a pausa invernal.


Sem comentários:

Enviar um comentário