segunda-feira, 4 de março de 2013

Taças Continentais Africanas

A rota até ao título continental africano de clubes prossegue, sendo importante realçar algumas diferenças entre as provas da CAF e da UEFA. Apenas existem, mais adiante, dois grupos, e os encaixes nas rondas a eliminar são zonais, devido aos elevados custos das viagens e incapacidade dos clubes em suportá-los.
Apesar de tudo, a Liga dos Campeões Africana podia ser redefinida, aumentando o número de grupos e equipas nessa fase, o que permitiria maior atenção mediática, quase ausente nas rondas preliminares à fase de grupos, e a possibilidade de um núcleo de equipas que, por vezes, ainda se encontram em pré-época nesta fase do ano, mostrarem mais do talento que as compõem, recordando-se que além das ligas norte-africanas (Egipto, Tunísia, Marrocos, Argélia), também no sul existem campeonatos interessantes e com capital, nomeadamente a África do Sul e, mais recentemente, Angola, nunca esquecendo os principais clubes de Rep. Dem. Congo, Nigéria, Camarões, Costa do Marfim ou Gana, além de Líbia e Sudão. A fase de grupos conseguiria encaixar facilmente 16 clubes e, com um verdadeiro trabalho com cada país e governo, ser bem 'alimentada' e mostrar-se ao resto do mundo, no que a transmissões televisivas diz respeito.
 
Não sendo assim, seguem abaixo os resultados da ronda preliminar e os encaixes para a primeira eliminatória da Liga dos Campeões Africanos, versão 2013:
 
Zamalek (Egy) 7-0/0-0 Gazelle (Chd) - Depois da goleada na primeira mão, a viagem ao Chade não foi mais do que pró-forma para os egípcios.
 
AS Vita Club (COD) 3-0/2-1 Dynamic (Tog) - Outra eliminatória simples e com favorito à partida, que não marcou passo.
 
Tusker (Ken) 4-1/3-0 St. Michel (Sey) - Sem história e com os 'cervejeiros' quenianos a seguirem em frente.
 
Mochudi Centre Chiefs (Bot) 1-0/1-0 Maxaquene (Moz) - Para infelicidade dos moçambicanos, o clube botsuanês foi cínico e vence o duplo confronto pela margem mínima.
 
Olympic (Nig) 0-3/0-0 JSM Bejaia (Alg) - Os argelinos não deixaram para resolver no jogo de volta, decidindo a eliminatória logo na ida.
 
Djabal (Com) 0-4/0-5 Orlando Pirates (AfS) - O esperado.
Real Banjul (Gam) 0-1/2-1 FUS Rabat (Mar) - Enorme susto para os favoritos marroquinos, com o golo fora a valer o apuramento, mas não sem enormer suor.
 
Séwé San Pedro (CiV) 0-0/3-0 Horoya (GC) - Os marfinenses resolveram tudo na segunda mão.
 
Revenue Authority (Uga) 0-0/0-0 (3-4 pen) Coton Sport (Cmr) - Nada convincentes os camaroneses, apenas apurados nas grandes penalidades.
 
St. George (Eth) 3-0/5-0 Jamhuri (Zan) - Confiantes pelo bom desempenho etíope na CAN, os jogadores do St. George não vacilaram.
 
Al Ittihad (Lib) 1-1/0-1 CA Bizertin (Tun) - Lito Vidigal sai da Liga dos Campeões na pré-eliminatória, após derrota pela margem mínima no jogo de retorno, em casa.
Mbabane Swallows (Swa) 2-3/0-0 Zanaco (Zam) - Os representantes zambianos seguraram o triunfo da primeira mão.
 
Vital'O (Bdi) 0-1/2-1 APR FC (Rwa) - Mais uma vez, o golo fora a decidir e é a formação do Ruanda que continua em prova.
 
Correctional Services (Les) 0-3/1-0 Dynamos (Zim) - Sem surpresa.


 
Recreativo do Libolo (Ang) 1-0/4-0 Simba Sports (Tnz) - Henrique Calisto busca a entrada na fase de grupos.
 
Sony Ela Nguema (EqG) 0-7/0-0 Asante Kotoko (Gha) - Mais um embate resolvido na ida.
 
AS Adema (Mdg) 1-0/2-4 1º Agosto (Ang) - O Primeiro de Agosto também segue na prova, apesar do susto do jogo de ida.
 
LISCR (Lbr) 0-1/1-2 Union Douala (Cmr) - Continuam os camaroneses.
 
Casa Sport (Sen) 1-0/0-1 (3-1 pen) Moghreb Tétouan (Mar) - A maior surpresa da ronda preliminar, com o campeão marroquino a ficar pelo caminho desde já.
 
Olympique Bangui (RCA) 0-0/1-5 Kano Pillars (Nga) - Os nigerianos resolveram na volta.
 
Mounana (Gab) 1-0/0-2 Leopards (Cgo) - Vantagem para quem se esperava.
 
Diamond Stars (Sle) 1-5/1-1 AF Amadou Diallo (CiV) - Goleada a abrir e eliminatória decidida.
 
ASFA (BuF) 1-1/5-4 ASPAC (Ben)
 
 
 
 
1ª ELIMINATÓRIA - 15-17 Março - 5-7 Abril 2013
 
Zamalek (Egy) vs AS Vita Club (COD) - Começa agora a prova 'a sério' num desafio de estilos opostos. Olhando aos anos recentes, o Zamalek parte como favorito, é uma equipa mais madura e matreira, enquanto o Vita Club tipifica o futebol da África Negra.
 
St. George (Eth) vs Djoliba (Mli) - O brilho etíope pode levar a uma surpresa. Djoliba é teoricamente favorito, não se sabendo se o jogo de volta se realizará no Mali, dado o estado actual do país, mas o Saint George tem técnica e qualidade para seguir em frente. Apesar da força do factor casa no futebol africano, é uma das nossas apostas para surpreender.
 
CA Bizertin (Tun) vs Dynamos (Zim) - Apesar do voluntarismo zimbabueano, os tunisinos levam vantagem na antecâmara dos embates.

 
Tusker (Ken) vs Al Ahly (Egy) - O campeão inicia a defesa do título ante um adversário acessível.
 
Zanaco (Zam) vs Orlando Pirates (AfS) - O favoritismo pende para os sul-africanos, apesar destes, um pouco à semelhança dos japoneses na congénere asiática, tenderem a falhar quando menos se espera.
 
Mochudi Centre Chiefs (Bot) vs TP Mazembe (COD) - O todo poderoso de Lubumbashi tem tudo para continuar em prova.
 
APR FC (Rwa) vs Rangers (Nga) - Vantagem teórica para os nigerianos.
 
Recreativo do Libolo (Ang) vs Al Merreikh (Sud) - É incrível como os sudaneses têm força no seu futebol, apesar de mal o conhecermos. O Libolo terá que ter muito cuidado e não é favorito no embate.
 
JSM Bejaia (Alg) vs Asante Kotoko (Gha) - Pouco convincentes, os argelinos partem contudo ligeiramente à frente no confronto. A ingenuidade defensiva ganesa pode ser inimiga de um bom resultado.
 
1º Agosto (Ang) vs Espérance Tunes (Tun) - Mal se sortearam as eliminatórias, já os angolanos sabiam que lhes caberia uma das 'favas'. Os tunisinos são candidatos ao título, estão mais rodados, mas nunca se sabe...
 
FUS Rabat (Mar) vs Union Douala (Cmr) - Confronto de equipas pertencentes a duas das potências do futebol africano. Apesar dos campeonatos locais não andarem na melhor das fases, são sempre jogos mediáticos. O clube da capital marroquina não convenceu na ronda preliminar e pode cair ante um Union bem unido.
 
Séwé Sport (CiV) vs Al Hilal (Sud) - Olhando para os países dir-se-ia que os marfinenses são favoritos, observando os clubes há que atribuir maior pendor para passagem ao Al Hilal.
 
Coton Sport (Cmr) vs AF Amadou Diallo (CiV) - Jogos quentes em perspectiva, com o peso histórico do clube de Garoua a poder fazer a diferença.
 
Casa Sports (Sen) vs Stade Malien (Mli) - A eliminação do campeão marroquino dá ao Casa Sports 'elan' para continuar na prova.
 
Kano Pillars (Nga) vs Leopards (Cgo) - Espera-se um confronto cheio de velocidade e velocidades. Os Leopards fizeram uma grande Taça CAF, com o título a coroar a época, mas terão dificuldades face aos mais poderosos Pillars.
 
ASF Yennenga (BuF) vs ES Setif (Alg) - Favoritismo para os norte-africanos, não se podendo contudo esquecer o desempenho soberbo do Burkina Faso na CAN'13, o que poderá dar mais confiança ao campeão local.
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário