quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Liga dos Campeões 12/13


3ª Pré-eliminatória - 31/07-01/08 - 07-08/08

Slask Wroclaw (Pol) 0-3 Helsingborgs (Swe) - Olhando para a preliminar anterior, ficamos divididos, mas tendemos a atribuir ligeira vantagem aos suecos. Estando a equipa sueca em plena liga, ainda que com menor fulgor, está rodada face a uns polacos que não foram tão convincentes quanto se esperaria face ao Buducnost.

A eliminatória anterior indiciava e sucedeu. O Helsingborgs tem passo e meio no play-off de acesso à Liga dos Campeões, devendo ficar pelo caminho o ex-boavisteiro, entre outros, Kazmierczak.

BATE Borisov (Blr) 1-1 Debrecen (Hun) - Os bielorrussos já têm nome na Liga dos Campeões, como crónicos campeões, enquanto o Debrecen está aquém da história futebolística magiar. A equipa mais a leste parte à frente.

Resultado muito interessante para os húngaros, que ainda podia ter sido melhor não fosse o auto-golo sofrido nos descontos. Um golo em dois remates é excelente eficácia, mas o BATE pode ir vencer a Debrecen.

Dínamo Kiev (Ukr) 2-1 Feyenoord (Ned) - Um confronto quente, entre dois históricos, entre duas filosofias tão distintas quanto assentes em duas escolas de referência na história d'O Belo Jogo, futebol científico vs futebol total, ainda que já distantes dessa criações escolásticas! O Dínamo Kiev arranca como favorito, alicerçado num forte investimento este ano para se aproximar e quebrar o domínio do Shakhtar, contudo é de esperar dois belos jogos.

Com Miguel Veloso a assistir no primeiro golo do Dínamo Kiev, apontando o livre que resultou em auto-golo, os donos do terreno viraram um resultado adverso mas o 2-1 deixa tudo em aberto.

AEL Limassol (Cyp) 1-0 Partizan (Srb) - A comunidade lusófona do AEL tem uma viagem complicada, sendo o Partizan favorito pelo património histórico, mas acreditamos que pode acontecer aqui uma surpresa, até porque o AEL Limassol está empenhado em imitar o feito do APOEL na época transacta.

O antigo academista Vouho deu uma preciosa e merecida vantagem à equipa cipriota, com Dossa Júnior, Jorge Lourenço, Carlitos, Marco Airosa, Dedé e Gilberto no '11' titular, Rui Miguel entrou à hora de jogo enquanto Paulo Sérgio se quedou pelo banco.

Motherwell (Sco) 0-2 Panathinaikos (Gre) - Jesualdo Ferreira não se pode queixar da sorte, que 'eliminou' o Glasgow Rangers, oferecendo um lugar na liga milionária ao 'inocente' Motherwell. Os escoceses não têm qualquer obrigação e uma não passagem da equipa de Atenas será um verdadeiro fracasso para as hostes lideradas pelo técnico mirandelense.

Com Zeca a realizar os 90 minutos, os helénicos deram um passo de gigante rumo ao play-off.

H. Kiryat Shmona (Isr) 4-0 Neftchi Baku (Aze) - Um confronto aberto, que pode cair para qualquer dos lados, entre duas formações mais conhecidas pela defesa sólida, onde um golo nos dois jogos pode fazer total diferença.

Os israelitas provaram que têm mesmo melhor defesa, goleando o Neftchi e decidindo uma eliminatória que prevíamos bem mais equilibrada. Uma grande penalidade em cima do intervalo acabou por servir de tónico para o Hapoel Kiryat Shmona atropelar os azeris.

Molde (Nor) 0-1 Basileia (Sui) - Apesar da sangria, o campeão suíço parte em vantagem. Os africanos do Molde, no entanto, podem surpreender, nomeadamente Angan.
Anulado Angan, expulso aos 27 minutos, o Basileia acabou por vencer sem convencer, com o Molde, mesmo reduzido a 10, a criar mais oportunidades, sofrendo o golo no último quarto de hora pelo suplente camaronês Zoua. A expulsão de Angan tem duplo efeito negativo pois afasta o jovem costa-marfinense do jogo na Suíça.

Maribor (Slo) 4-1 F91 Dudelange (Lux) - Zahovic, director desportivo do Maribor, deve estar mais apreensivo... ou talvez não. Eslovenos e bósnios aguardavam, com certeza, o oponente austríaco, aquando do início da 2ª ronda preliminar, vendo-se agora face aos amadores do F91, o que não deixa de ser um mimo teórico. Os luxemburgueses partirão com confiança após 'abaterem' o Red Bull Salzburg. Mais uma surpresa não será de espantar, com o F91 a conseguir mais um 'escalpe', sendo que a partida de ida definirá muito da eliminatória onde, apesar de tudo, o Maribor entra com vantagem.

Os luxemburgueses até remataram mais, mas apenas conseguiram marcar nos descontos, sempre Joachim, num jogo que correu melhor do que os eslovenos esperavam e deixa óptimas perspectivas de passagem para o Maribor. O internacional luxemburguês de ascendência lusa Daniel da Mota actuou os 90 minutos.
Sheriff Tiraspol (Mda) 0-1 Dínamo Zagreb (Cro) - Embate de centrais lusos, com o jovem João Pereira a defrontar Tonel. Os croatas são favoritos na eliminatória.

Num jogo muito fraco, foi o montenegrino Beqiraj - um jogador que pede outra liga - a apontar o tento que dá forte vantagem aos croatas, com os centrais portugueses totalistas em ambas as formações.
FC Copenhaga (Dnk) 0-0 Club Brugge (Bel) - Um encaixe interessante onde há 20 anos o favorito seria naturalmente o belga, mas hoje em dia nem tanto. A perda de Dame N'Doye pelo FC Copenhaga é complicada, debilitando bastante o clube dinamarquês, mas é uma eliminatória previsivelmente aberta.

Outra partida muito fraca, com os clubes com maior receio de perder do que vontade em ganhar. Mais uma prova de que os nomes valem o que valem...
Anderlecht (Bel) 5-0 Ekranas (Lit) - O campeão belga tem que assumir o favoritismo. A eliminação do clube de Bruxelas faria títulos na Europa à semelhança do que sucedeu na ronda anterior com o Red Bull.

Sem brincar, golo aos 2 minutos, 3-0 ao intervalo e apuramento garantido...

Fenerbahce (Tur) 1-1 FC Vaslui (Rou) - Duas ligas que andam também em reboliço, com casos de corrupção, mas num embate onde o Fenerbahce parte à frente.

Bom resultado do FC Vaslui na visita a Istambul, em partida onde o triunfo forasteiro não surpreenderia. O Fenerbahce salvou-se no gongo. O cabo-verdiano Varela actuou o tempo todo pelos romenos.
Celtic (Sco) 2-1 HJK Helsínquia (Fin) - O histórico escocês tem obrigação de seguir para o play-off.

O Celtic esteve atrás no marcador... e tem que afinar a pontaria, tantos foram os remates para fora.
CFR Cluj (Rou) 1-0 Slovan Liberec (Cze) - Embate entre vizinhos, com muitos portugueses do lado do clube da Transilvânia, onde se espera que, com maior ou menor dificuldade, o CFR Cluj prossiga em prova.

Jogo de sentido único, com resultado a pecar por escasso. Mário Felgueiras, Ivo Pinto, Cadú e Camora foram titulares, com o capitão Cadú a marcar o golo do triunfo, de grande penalidade, Diogo Valente entrou nos últimos 10 minutos, enquanto Nuno Diogo não saiu do banco.

Sem comentários:

Enviar um comentário