Decorreu hoje, 30 de Julho, o sorteio preliminar de qualificação para o Mundial de 2014, envolvendo todas as confederações, apesar de na Ásia e na América do Norte, Central e Caraíbas, as rondas preliminares já se terem iniciado e de já existir mais de uma dezena de países fora da rota até ao Brasil, depois de somente dois jogos!
Comecemos pelo organizador, o organizador Brasil é, como anfitrião, o primeiro apurado para a fase final, aumentando o número de presentes do CONMEBOL para cinco, pelo menos, com a possibilidade de um sexto nos play-offs intercontinentais, ou seja, 50 ou 60 por cento dos representantes da confederação sul-americana marcarão presença no Brasil. Já se frisou em entradas anteriores a não necessidade actual da existência de seis confederações, defendendo-se aqui a fusão das duas americanas e a inclusão da Oceania na AFC (Ásia), faria muito mais sentido no panorama actual, onde as diferenças que outrora existiram estão mais esbatidas e pela própria evolução das selecções, tal fusão proporcionaria maior competitividade, troca de experiências e maturação em todos os sentidos!
Para esclarecer dúvidas que possam surgir sobre a entrada das equipas em fases distintas em quatro das confederações, esta definição surge a partir do ranking Coca-Cola/FIFA, neste caso, do mês de Junho de 2011, ou seja, assenta essencialmente no ranking da FIFA imediatamente anterior ao escalonamento.
Na CONMEBOL, como devem saber, o apuramento joga-se num sistema de todos contra todos, com Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, com uma selecção a descansar por ronda, dada a ausência do Brasil, já apurado como selecção da casa.
Passando para a área mais frágil das seis que compõem o universo FIFA, a OFC (Confederação de Futebol da Oceania), cuja fase preliminar de apuramento se constitui por uma ronda inicial com as quatro mais 'fracas' selecções da zona, em sistema de poule, entre 21 e 26 de Novembro, envolvendo Ilhas Cook, Samoa, Samoa Americana e Tonga, apurando a vencedora para a segunda fase, onde se juntará aos restantes sete membros pertencentes à FIFA da OFC (existem membros que estão na OFC mas não são reconhecidos pela entidade que gere o futebol). A segunda fase contará com dois grupos de quatro, também em sistema de mini-liga, e disputar-se-á nas Ilhas Fiji entre 1 e 12 de Junho de 2012. No Grupo 1 estarão Vanuatu, Nova Caledónia, o vencedor da ronda preliminar e o Taiti, no Grupo 2 entram as Ilhas Fiji, a Nova Zelândia, as Ilhas Salomão e a Papua-Nova Guiné. Os dois primeiros de cada grupo jogarão posteriormente meias-finais em eliminatória a duas mãos e jogar-se-á uma final, entre os vencedores das semi-finais, para determinar a selecção que vai disputar a vaga na 'barrage' com o quarto apurado da zona CONCACAF! Caso a Nova Zelândia não se qualifique para o play-off será um escândalo, dada a evidente diferença entre estes e as restantes selecções!
Regressamos às Américas para abordar a CONCACAF, onde as rondas preliminares tiveram o seu início a 15 de Junho passado, com as primeiras selecções a caírem, ainda antes do sorteio que iniciaria 'teoricamente' a corrida ao Mundial!
Apesar de eliminadas tão precocemente, e até por isso, merecem a referência neste espaço, assim: Montserrat foi eliminada pelo Belize, resultado agregado (3-8), as Ilhas Turks e Caicos caíram ante as Bahamas (0-10), as Ilhas Virgens Norte-Americanas bateram as Ilhas Virgens Britânicas (4-1), A República Domicana venceu Anguila (6-0) e Santa Lúcia eliminou Aruba, onde os dois jogos terminaram com 4-2 a favor das equipas anfitriãs e os penalties decidiram a passagem.
A próxima etapa, sorteada hoje, é a segunda fase preliminar, que envolve 24 selecções, com jogos a decorrerem entre 2 de Setembro e 15 de Novembro de 2011, divididas em seis grupos abaixo listados:
Grupo A - El Salvador, Suriname, Ilhas Caimão e República Dominicana
O nosso favorito, o El Salvador, pois o Suriname apenas utiliza atletas do seu campeonato, senão teria uma selecção fortíssima.
Grupo B - Trinidad e Tobago, Guiana, Barbados e Bermudas
Apesar do enfraquecimento actual dos toboguenhos, continua a ser os maiores candidatos neste grupo.
Grupo C - Panamá, Dominica, Nicarágua e Bahamas
O Panamá tem uma selecção renovada, sob égide dos gémeos Dely Valdés, agora como técnicos, e passará naturalmente.
Grupo D - Canadá, St. Kitts & Nevis, Porto Rico e Santa Lúcia
O Canadá tem obrigação de seguir para a terceira fase.
Grupo E - Granada, Guatemala, São Vicente e Granadinas e Belize
Apesar de Granada ter estado presente na última Gold Cup, acreditamos que a Guatemala será a apurada.
Grupo F - Haiti, Antígua e Barbuda, Curaçao e Ilhas Virgens Norte-Americanas
Se o Haiti contar com os seus melhores futebolistas não terá problemas em chegar à terceira fase.
Os vencedores de cada grupo avançam para uma terceira fase, onde se unem aos melhores classificados da zona, para formarem três grupos de quatro selecções, competindo de 8 de Junho a 16 de Outubro de 2012, seguindo abaixo a composição dos grupos, incluindo os vencedores dos grupos da fase acima descrita:
Grupo A - EUA, Jamaica, vencedor do Gr. E, venc. Gr. F
Grupo B - México, Costa Rica, venc. Gr. A, venc. Gr. B
Grupo C - Honduras, Cuba, venc. Gr. D. venc. Gr. C
Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para uma quarta fase, onde jogam todos contra todos, em liguilha, entre 6 de Fevereiro e 15 de Outubro de 2013. Os três primeiros apuram-se directamente para o Mundial, o quarto classificado disputará a vaga que é dividida com a Oceania. Não se esperam grandes surpresas, com o México e os EUA a assumirem a preponderância e o favoritismo no apuramento, ficando o outro lugar directo e a posição para o play-off bastante em aberto para os restantes seleccionados.
Também na Ásia se jogam várias fases, com a corrida a ter-se iniciado no passado dia 29 de Junho e já com mais de 10 equipas nacionais fora da chance de disputar uma vaga para o Mundial, depois de somente dois jogos disputados... o que é manifestamente pouco, na nossa opinião.
A primeira ronda envolveu 16 selecções, deixando-se de seguida os contestantes e os resultados acumulados, a Malásia bateu o Taiwan nos golos fora (4-4), Bangladesh eliminou o Paquistão (3-0), o Laos deixou de fora o Cambodja no prolongamento (8-6), as Filipinas arrumaram o Sri Lanka (5-1), a Palestina afastou o Afeganistão (3-1), o Vietname goleou Macau (13-1), o Nepal eliminou Timor-Leste (7-1) e Myanmar deixou a Mongólia pelo caminho (2-1).
Estes oito apurados juntaram-se a outros 22 países na segunda fase, também a eliminar, com jogos disputados a 23 e 28 de Julho de 2011, ficando aqui os resultados acumulados, a Tailândia ganhou à Palestina (3-2), o Líbanou afastou o Bangladesh (4-2), a China trucidou o Laos (13-3), a Indonésia afastou o Turquemenistão (5-4), o Koweit bateu as Filipinas (5-1), o Omã eliminou Myanmar (4-0), com a segunda mão na antiga Birmânia a não terminar por agressões dos adeptos à selecção do golfo pérsico, a Arábia Saudita deixou pelo caminho Hong Kong (8-0), o Irão afastou as Ilhas Maldivas (5-0), a Síria ganhou ao Tajiquistão (6-1), o Qatar eliminou o Vietname (4-2), o Iraque venceu o Iémen (2-0), a Singapura afastou a Malásia (6-4), o Usbequistão aplicou um correctivo ao Quirguistão (7-0), os EAU ganharam à Índia (5-2) e a Jordânia afastou o Nepal (10-1)!
Na terceira fase, a estes 15 qualificados juntam-se os cinco melhores classificados da zona asiática, para uma fase de grupos, onde se constituíram, no sorteio de hoje, cinco grupos de quatro selecções abaixo descritos:
Grupo A - China, Jordânia, Iraque, Singapura
Num grupo previsivelmente equilibrado, a China irregular, o Iraque em reconstrução, uma Jordânia a fortalecer-se com a diáspora e uma Singapura apostada em singrar, é difícil fazer previsões, mas Iraque e China são teoricamente os mais fortes.
Grupo B - Coreia do Sul, Koweit, EAU, Líbano
Coreia do Sul mais do que favorita, com o Golfo Pérsico a lutar pela outra vaga.
Grupo C - Japão, Usbequistão, Síria, Coreia do Norte
Tal como no anterior, também aqui emerge o Japão como claramente superior, com equilíbrio para o segundo lugar, aposta para o Usbequistão, apesar da imprevisível Coreia do Norte.
Grupo D - Austrália, Arábia Saudita, Omã, Tailândia
A Austrália assume-se, mais uma vez, como candidata número um, a Arábia Saudita será segunda se mantiver a difícil estabilidade, mas a Tailândia pode causar uma das grandes surpresas, vem evoluíndo bem e mais tarde ou mais cedo vai dar o salto que falta.
Grupo E - Irão, Qatar, Bahrein, Indonésia
Previsivelmente, apurar-se-á o Irão, seguindo-se-lhe o Qatar, apostado em mostrar jogo à medida que se aproxima o seu mundial.
Entre 2 de Junho de 2012 e 18 de Junho de 2013 os dez apurados da terceira fase, primeiros e segundos de cada grupo, jogarão uma fase de grupos, composta por duas chaves de cinco selecções, com os primeiro e segundo de cada grupo a apurarem-se para o Mundial 2014. Os terceiros de cada grupo defrontar-se-ão, a duas mãos em 6 e 10 de Setembro de 2013, para decidir qual a selecção que irá defrontar o quinto posicionado da zona CONMEBOL pela vaga restante para o Campeonato do Mundo.
África também tem mais do que uma fase, com a primeira a ser eliminatória, entre 11 e 15 de Novembro de 2011 24 selecções enfrentar-se-ão a duas mãos, com 12 a ficarem imediatamente pelo caminho. De destacar que é habitual existirem desistências, por isso pode acontecer surgirem selecções apuradas por abandono de adversários.
Jogo 1 - Ilhas Seychelles vs Quénia - nosso favorito o Quénia, sem dúvida.
Jogo 2 - Guiné-Bissau vs Togo - uma das eliminatórias mais equilibradas, com a 'nossa' Guiné a apanhar uma das favas desta primeira fase, esperemos que passe, mas será muito complicado, para ambas.
Jogo 3 - Djibuti vs Namíbia - Namíbia com toda a obrigação de passar à fase de grupos.
Jogo 4 - Ilhas Maurícias vs Libéria - Seria um ultraje para George Weah que a sua Libéria não alcançasse a fase seguinte.
Jogo 5 - Comores vs Moçambique - Numa fase em que Moçambique tenta recuperar o tempo perdido, apesar das continuas mudanças no comando técnico, a passagem é obrigatória face a uma selecção tão frágil.
Jogo 6 - Guiné-Equatorial vs Madagáscar - A Guiné-Equatorial é favorita, mesmo que não conte com os brasileiros naturalizados, o núcleo espanhol deverá garantir a passagem à fase seguinte!
Jogo 7 - Somália vs Etiópia - Deduzindo que nenhuma desista, ou ambas, é uma eliminatória em aberto, ligeira vantagem para a Etiópia se entrar em campo com os melhores.
Jogo 8 - Lesoto vs Burundi - Apesar dos melhores jogadores do Lesoto actuarem na liga sul-africana, dificilmente o Burundi não chega à fase grupal.
Jogo 9 - Eritreia vs Ruanda - O Ruanda não terá grande dificuldade em passar, se a Eritreia se apresentar à eliminatória.
Jogo 10 - Suazilândia vs Rep. Dem. Congo - O antigo Zaire terá que passar, não se prevê oposição, esperando-se um regresso aos velhos tempos de glória no futebol para este país.
Jogo 11 - São Tomé e Príncipe vs Congo - Se S. Tomé defrontar o Congo, não terá qualquer hipótese, o Congo avançará para a segunda fase, o arquipélago precisa de criar um campeonato regular e criar protocolos com clubes lusos para desenvolver os seus jovens valores.
Jogo 12 - Chade vs Tanzânia - Potencialmente, o mais equilibrado, a par do jogo 2, mas a Tanzânia poderá, hoje em dia, levar ligeira vantagem. Já lá vão os tempos de Japhet N'Doram!
Numa segunda fase, as selecções serão divididas em 10 grupos de quatro, com os vencedores de cada chave a defrontarem-se entre si, após sorteio, a duas mãos, com os vencedores dos cinco confrontos a terem o apuramento para o Mundial 2014 garantido. Seguem abaixo os acasalamentos,
Grupo A - África do Sul, Botswana, Rep. Centro Africana, venc. 7 - A África do Sul apanhou um docinho de grupo, parte como absoluta e única favorita.
Grupo B - Tunísia, Cabo Verde, Serra Leoa, venc. 6 - Cabo Verde não teve muita sorte, num grupo que se afigura bastante equilibrado, com a forte e futebolisticamente europeia Tunísia, os tubarões azuis que vêm assumindo um papel interessante em África, uma selecção que já é respeitada, a Serra Leoa, com os jovens Strasser (quadros do Milan), Tetteh Bangura e M. Bangura do AIK Solna, Kamara do Partizan, uma selecção com um poderio ofensivo notável, e provavelmente e Guiné-Equatorial, dos brasileiros naturalizados, de Balboa (Real Madrid, Benfica) e de outros hispano-guineenses, vai ser um grupo interessante de seguir.
Grupo C - Costa do Marfim, Marrocos, Gâmbia, venc. 12 - Com a selecção magrebina em fase de renovação, prevê-se um passeio para a selecção de Didier Drogba, Kalou e companhia, mas cuidado com os gambianos, com alguns jogadores no norte da Europa, podem não se apurar mas retirarão o apuramento a alguém certamente.
Grupo D - Gana, Zâmbia, Sudão, venc. 8 - A Zâmbia está com uma selecção finalmente refeita da tragédia que dizimou a selecção num desastre aéreo há não muitos anos, mas não deverá ser páreo para os ganeses, claramente favoritos.
Grupo E - Burkina Faso, Gabão, Níger, venc. 11 - Paulo Duarte, seleccionador luso do Burkina Faso, não se pode queixar muito do sorteio, mas o maior perigo pode vir da primeira fase, o Congo.
Grupo F - Nigéria, Malawi, venc. 1, venc. 3 - Também a Nigéria acabou por ter um grupo, teoricamente, de rebuçado, sem grandes dificuldades previstas para as 'Super Águias'.
Grupo G - Egipto, Guiné-Conakry, Zimbabwe, venc. 5 - O Egipto tem mais uma oportunidade para confirmar o seu poderio, jogando contra si os constantes falhanços nos apuramentos para os mundiais. Aqui cairá Moçambique se passar o jogo a eliminar.
Grupo H - Argélia, Mali, Benim, venc. 9 - Será um confronto muito francófono, com inúmeros descendentes de argelinos e malianos, nascidos em França e internacionais jovens gauleses, a pontuarem ambas as selecções, a Argélia é favorita, mas não muito.
Grupo I - Camarões, Líbia, venc. 2, venc. 10 - Não será fácil para os Camarões, esperando-se que aqui caiam Rep. Dem. Congo e Guiné-Bissau, além da Líbia.
Grupo J - Senegal, Uganda, Angola, venc. 4 - Mais um grupo previsivelmente equilibrado, mas com Angola a poder surpreender o Senegal. O Uganda e, espera-se, a Libéria vão lutar também pelo apuramento até ao fim.
A zona europeia mantém-se com o modelo de seis selecções por grupo, nove grupos, com os vencedores a apurarem-se directamente para a fase final do mundial e os oito melhores segundos a cruzarem por sorteio para apurar mais quatro países da zona UEFA para o Campeonato do Mundo 2014. A forma de decidir o pior segundo define-se pela exclusão dos resultados com os últimos classificados de cada grupo, uma vez que um deles tem cinco selecções.
Uma ideia radical, que se defende aqui, seria o aumento do número de selecções por grupo, redução dos grupos para seis ou sete, e apuramentos directos dos dois primeiros. Diriam alguns que não há datas... existem sim, basta ver a quantidade de particulares são realizados por época, há datas para encaixar esses jogos, perfeitamente, haja vontade, basta ver o exemplo de Portugal na qualificação para o próximo Europeu, esteve praticamente uma época sem competir...
Indicam-se de seguida os emparelhamentos sorteados,
Grupo A - Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedónia, País de Gales - O grupo mais escaldante desta fase de apuramento, os encontros entre Croácia e Sérvia e entre sérvios e macedónios prometem ser quentes no pior sentido, dadas as feridas ainda recentes do desmembramento jugoslavo. Também o derby britânico entre Gales e Escócia dará que falar. O intruso pode ser a grande surpresa. A nova geração belga está a dar cartas na europa futebolística, ainda bastante jovens, mas uma selecção que já faz reavivar os anos 80, de ouro para os belgas, falta-lhes consistência enquanto equipa, mas darão que falar. Depois, temos selecções em fase de renovação, Sérvia, Escócia e País de Gales procuram mais-valias para regressarem a tempos áureos, mas a Croácia continua a ser a melhor selecção aqui presente, no que toca a valores individuais. Como gostamos de arriscar em 'dark horses' ou 'underdogs', apostamos no primeiro lugar para os belgas!
Grupo B - Itália, Dinamarca, República Checa, Bulgária, Arménia, Malta - Mais uma vez a Itália é bafejada pela sorte no sorteio, apanhando os checos em pleno processo de remodelação, a Bulgária totalmente fora dos gloriosos anos 80 e 90 e uma Arménia ainda em busca do valor extraordinário para fazer a diferença e aproximar-se do cimo futebolístico, resta a Dinamarca de Christian Eriksen. De qualquer forma, sem deslumbrar e com fortuna pelo meio, a Itália apurar-se-á na frente, com a Dinamarca a segurar a segunda posição, salvo um regresso em força dos checos, ainda à procura de alternativas para Nedved e Rosicky.
Grupo C - Alemanha, Suécia, Rep. Irlanda, Áustria, Ilhas Faroe, Casaquistão - Com a corrente geração, não se crê em dificuldades de apuramento para os alemães, que vão ter mais um duelo histórico frente aos vizinhos da Áustria. Também é bastante crível que a Suécia obtenha a segunda posição neste grupo.
Grupo D - Holanda, Turquia, Hungria, Roménia, Estónia, Andorra - Tal como no grupo anterior, não se antevê que Holanda e Turquia falhem os lugares cimeiros, infelizmente os magiares e os romenos tardam em substituir os grandes talentos com que já brilharam nos campos pelo mundo do futebol.
Grupo E - Noruega, Eslovénia, Suíça, Albânia, Chipre, Islândia - Aqui podem surgir surpresas, acreditamos que a Suíça vai alcançar o primeiro lugar e a Islândia, com a actual geração de sub21 mais madura e a jogar toda em Inglaterra, na Holanda, em bons campeonatos, pode perfeitamente causar sensação. A Noruega continua com um jogo previsível e a Eslovénia mostra-se irregular, podendo ganhar a uma Itália ou, aqui, a uma Noruega, mas perder com Chipre ou Albânia.
Grupo F - Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão, Luxemburgo - Portugal tem a obrigação de ganhar o grupo, terá seis jogos em casa, pois a deslocação ao Luxemburgo será para ter o estádio pleno de adeptos.... portugueses e os adversários são perfeitamente acessíveis, a Irlanda do Norte com o típico futebol britânico dos anos 80, 'kick and rush', a Rússia com alguns excelentes valores mas sem conjunto, o Luxemburgo de novo no limbo, os azeris também ainda à procura de evoluir o seu jogo e um perigoso Israel, mas totalmente ao alcance, sem desculpas, como a Itália.
Grupo G - Grécia, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Letónia, Liechtenstein - A Grécia não só consegue ser cabeça-de-série como tem um grupo, teoricamente, acessível. Contudo, Fernando Santos não tem convencido, continuam com o futebol defensivo, à rectaguarda, potenciado pela falta de valores, mesmo com Ninis a equipa não convence, a Eslováquia é bastante sólida e acredita-se que pode bater o pé aos gregos, precisa que os seus jovens valores assumam o jogo, também a Bósnia já provou a qualidade do seu ataque, Dzeko e Ibisevic são letais e os bósnios também podem fazer mossa, a que se acrescentam as duas selecções do Báltico, com a Letónia a ter espantado a Europa quando chegou ao 'nosso' Europeu a possuir um jovem talento, Deniss Rakels, pronto a explodir, assim passe para um clube de maior nomeada. Continuando no risco, acreditamos que a Eslováquia vença o grupo e a Bósnia obtenha o segundo posto.
Grupo H - Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polónia, Moldova, San Marino - Apesar da presença de San Marino, este é o grupo da morte, a Inglaterra que se cuide porque, olhando para a selecção inglesa hoje, vemo-la fora do Mundial, com uma luta acesa entra ucranianos, polacos, montenegrinos e ingleses pelo bilhete para o Brasil. Aposta na Polónia para a liderança e em Montenegro para a absoluta sensação!
Grupo I - Espanha, França, Bielorrússia, Geórgia, Finlândia - No grupo dos cinco, creio que ninguém acredita num desfalecimento espanhol e a França assegurará a segunda posição!
Esperemos que, até lá, tudo se vá aprontando e o Brasil cumpra com os prazos, consiga construir e renovar os estádios que acolherão a prova, criar mais e melhores condições de segurança para receber os milhões de visitantes e que aproveite para renovar e requalificar as áreas que raramente se vêem nos documentários, uma terra de contrastes, em tudo, mas que ama o desporto, ama o futebol e que seja um Mundial positivamente memorável!!!
Belo post, gostei de ler, apesar de já ter passado algum tempo. Abraço.
ResponderEliminar