quarta-feira, 22 de junho de 2011

Selecções perdidas da Europa - Andaluzia

Aproveitando o facto da Andaluzia se apresentar com quatro equipas na próxima edição da Liga BBVA, torna-se interessante fazer o exercício de criar a sua potencial selecção, observando que, apesar de actuar uma ou outra vez, o nacionalismo andaluz perde um pouco face aos de bascos, catalães ou galegos, no retalho de nações que é a Espanha!

Os nacionalismos em Espanha vêm-se desvanecendo com o tempo, como acontece em França, na Alemanha ou em Itália, onde as várias nações que compuseram cada um desses países foram abrangidas e 'dissipadas', se é que posso usar o termo, pelo país mãe, pelo reino principal, à custa de muito sangue, muitas guerras e mortes, especialmente daqueles que continuavam a clamar pela sua identidade nacional local!

Ainda assim, como já se viu no caso da selecção da Catalunha, a Andaluzia poderia ter uma equipa a lutar pelas melhores posições a nível europeu e mundial, observando-se que um campeonato andaluz também teria grandes condições, bastando observar os quatro clubes na liga principal espanhola, dois na Liga Adelante, além de históricos como o Cádiz, e a que se poderiam juntar os clubes das cidades espanholas em África!


Entre os vários andaluzes que aqui não estão, por opção, destaco a omissão de Dani Guiza, o avançado espanhol 'exilado' na Turquia, atormentado por lesões na última época e que seria o titular neste onze,  devendo-me penitenciar neste caso pelo esquecimento, deixando aqui a referência!
No resto, uma mescla de juventude e experiência, com Pinto a garantir segurança nas redes e Javi Varas como boa alternativa. Um flanco direito de selecção espanhola, constituído por Sérgio Ramos e Joaquín, uma dupla de centrais internacional, com provas dadas, como são Marchena e Juanito! Um lateral esquerdo seguro, para permitir a incorporação de Diego Capel como interior e Reyes na extrema, sustentados por uma dupla que atesta a diversidade, Arzu, com inúmeros anos no Bétis, e o jovem Ruben Pérez, uma das revelações do Deportivo, actualmente nos sub21 espanhóis.
Não poderia deixar de realçar Jurado, Jesús Navas e Callejón, como alternativas, além da opção entre Manu del Moral e Guiza! Uma excelente equipa que, ainda assim, abdica de diversos outros talentos!





Sem comentários:

Enviar um comentário