quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quantos treinadores registados existem por seniores masculinos federados?




Com base nos números apresentados pela UEFA, sobre a quantidade de atletas federados, de clubes, de equipas, de jogadores jovens, de futebolistas femininos realizou-se um estudo para avaliar as proporções entre a população de cada nação e o número de jogadores federados, bem como a relação entre a área de cada país e o número de clubes e equipas registados!
Na relação entre treinadores licenciados e seniores masculinos federados, a Arménia surge no topo, em oposição à relação entre futebolistas e habitantes, numa proporção de 1/1,24, seguindo-se Finlândia, 1/2,21, e República da Irlanda, 1/3,17, num número elevadíssimo de técnicos para a quantidade de seniores federados. No pólo oposto surge a França, cujos números indicados pela UEFA parecem curtos face ao país, numa relação de 1/653.
A conclusão a que se chega, observando este gráfico, é que há falta de técnicos federados, além da França, em países como Polónia (1/194), Grécia (1/149), Rússia (1/122), Ucrânia (1/75), Malta e Luxemburgo (1/55), Alemanha (1/53), entre vários outros onde se inclui Portugal, cuja proporção ronda um técnico para 37 seniores masculinos!
Claro que os números que a UEFA detém são fornecidos pelas federações nacionais, o que pode provocar mal-entendidos, com algumas federações a poderem ter enviado apenas números de técnicos de IV nível, reforçando-se aqui que estes valores foram compilados a partir de números constantes no caderno oficial da UEFA! 




Sem comentários:

Enviar um comentário