quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quantos futebolistas seniores federados há por habitante na Europa?


Com base nos números apresentados pela UEFA, sobre a quantidade de atletas federados, de clubes, de equipas, de jogadores jovens, de futebolistas femininos realizou-se um estudo para avaliar as proporções entre a população de cada nação e o número de jogadores federados, bem como a relação entre a área de cada país e o número de clubes e equipas registados!
Assim, apresentam-se os gráficos resultantes desta análise, começando pela relação entre os futebolistas seniores federados e a quantidade de habitantes.
Sem surpresa, nota-se que a Alemanha é quem conta com o número proporcional menor, ou seja, existe um sénior masculino federado em futebol na federação germânica por cada 22 habitantes, Malta ocupa o segundo lugar do pódio, com quase 23 habitantes por um futebolista, e a Eslováquia completa o pódio, tendo uma proporção de 24 para 1, assim como os vizinho checos, 24,5/1! Aqui se comprova o gosto germânico pelo desporto, onde a maioria da população pratica uma ou várias modalidades, daí os expressivos números de alemães, checos e eslovacos!
Quando vamos observar as assistências médias e taxas de ocupação não espanta, pois, que a Alemanha seja a grande dominadora, com a Holanda a posicionar-se no ranking aqui figurado em sexto, numa relação de 31,5 para 1, e a Inglaterra situa-se em oitavo, 34/1. No top 10 constam os pequenos estados, Ilhas Faroe, Luxemburgo, San Marino, Liechtenstein (11º), influenciados pelo curto número da sua população.
A Grécia encontra-se em nono, 36/1, provando que, apesar de um pouco dissociados do desporto-rei enquanto adeptos, continuam a existir bastantes praticantes da modalidade. Os gauleses estão à porta do top 20, abaixo do esperado mas provando que o futebol em França tem fortes rivais nos outros desportos, exibindo uma relação de 74/1! Itália encontra-se em 29º lugar, 147/1, com um realce bastante negativo para Espanha e Portugal, onde o futebol se diz rei e senhor, mas cuja relação entre população e seniores masculinos federados se encontra no fundo da lista de nações uefeiras, os portugueses em 36º, 306/1, e os espanhóis no 39º lugar, 340/1!
Notando que muitos dos atletas federados não são nacionais, nomeadamente os que competem nas provas profissionais, tornam-se ainda mais tristes os valores apresentados pelos países latinos, mas confirmando o que foi abordado em entradas anteriores, o desporto não é valorizado nas sociedades latinas, enquanto elemento de recreação, sendo menosprezado, desvalorizado governamentalmente, onde é exarcebado o futebol de alta competição em detrimento do restante desporto!
No fim da tabela encontram-se ex-repúblicas soviéticas, onde o jogo começa agora a ganhar mais adeptos, mas rivalizando com os desportos de inverno, os outros desportos colectivos, o ténis e o atletismo, com destaque pela maior proporção para a Arménia, numa relação de 5208 habitantes para cada um futebolista!






Sem comentários:

Enviar um comentário