domingo, 12 de junho de 2011

França - Médias 2010/11





Um dos campeonatos mais equilibrados na Europa é o francês. Apesar do recente domínio do Olympique Lyonnais, que sucedeu a uma sequência de dez campeões distintos, vamos numa nova leva de quatro títulos para quatro clubes nas últimas quatro épocas!
O título do Lille foi um tanto ou quanto surpreendente, obtendo o triunfo 57 anos depois, no que foi a terceira vitória do clube sediado na capital de Nord-Pas de Calais, perto do Eurotúnel e da fronteira com a Bélgica!
As assistências do campeão e do Lorient foram óptimas, ultrapassando os 90 por cento de ocupação, significando que os seus estádios estiveram repletos toda a época, numa liga onde o Marselha é o grande aglutinador de público, conseguindo médias superiores a 50 mil adeptos no Vélodrome! O Olympique Lyon mantém uma boa média, tal como Brest e Rennes, com as taxas dos seus campos a ultrapassarem ou rondarem os 80 por cento!
Apesar da boa época e da grandeza da cidade de Paris, o Paris-SG continua aquém do esperado, não alcançado 30 mil adeptos por jogo, apesar do aumento face a anos anteriores.
Deve-se referir que o futebol em França, apesar de muito seguido, tem rivais de peso no atletismo, no râguebi, no ténis, nos desportos motorizados, nos desportos de inverno, na natação, no basquetetebol e no andebol, sendo um país, à semelhança da Alemanha, muito virado para o desporto em geral.
Nota negativa para a falta de público no Mónaco, com a descida do histórico clube do principado, e na bela cidade de Nice, parece que o sul futebolístico francês se concentra no porto de Marselha...
Referência para os 18 vencedores nas 72 edições do campeonato nacional francês, com dois a descerem esta época, AS Mónaco (7 títulos) e RC Lens (1), saudando-se o regresso do histórico Stade Reims, seis vezes campeão nacional, duas vezes finalista da taça dos campeões e afastado da principal divisão francesa há mais de 30 anos!




Sem comentários:

Enviar um comentário