domingo, 12 de junho de 2011

Eslováquia - médias 2010/11

Situada entre este e oeste europeus, entre a influência germânica e a tradição eslava, resultante da queda do muro de Berlim, com a divisão da Checoslováquia em duas das três nações que a compunham, Morávia e Boémia a formarem a República Checa e a Eslováquia a recuperar o seu estado independente, no coração da Europa, onde predomina o histórico da capital, Slovan Bratislava, recém-coroado campeão pela décima vez no seu historial.
Este é um dos muitos campeonatos europeus que se disputa a três voltas, notando-se o interesse mediano, para não usar palavras mais fortes, da população na liga local. O Spartak Trnava é quem mais adeptos leva ao seu reduto, com uma média pouco superior aos 4000, com Zilina e Dunajska Streda a ficarem pelos 3000 e o campeão a ter um número de presentes por jogo de 2500!
Apesar das recentes prestações da selecção nacional, a maior visibilidade de alguns talentos locais e os resultados surpreendentes na Europa, onde Artmédia (recém-despromovido) e Zilina já lograram disputar a fase de grupos da Liga dos Campoões, a Corgon Liga luta pela sobrevivência, correndo actualmente no país uma vaga de pensamento que trabalha no sentido de fundir a liga eslovaca com a liga checa, regressando ao período pré-independência!
Trata-se de uma possibilidade interessante, a avaliar seriamente, pois os tempos do campeonato checoslovaco traziam mais assistências aos estádios e há uma forte interligação entre os clubes!
Na Eslováquia, entre campeonatos do passado. já existiram oito clubes titulados distintos, em 24 edições, com dois já desaparecidos e outros dois na segunda divisão, Artmédia Petrzalka, campeão em 2008, e Inter Bratislava! O Kosice já duplo vencedor salvou-se da despromoção no final da liga!  





Sem comentários:

Enviar um comentário